Infraestrutura

Como recuperar as “Notas Autoadesivas” apagadas do Windows 7

Olá Pessoal!

Gostaria de compartilhar uma dica interessante sobre como recuperar as notas autoadesivas do Windows 7.

É sempre bom lembrar que informações importantes NUNCA, NEVER and JAMÉ devem ficar armazenadas em locais temporários… Mas a correria da semana nos faz esquecer desses meros detalhes e nos faz lembrar apenas quando as perdemos.

Enfim espero ajudá-los com esta dica!

 

Como fazer:

Feche o Notas Autoadesivas (ou Sticky Notes) e acesse a seguinte pasta:

%userprofile%\AppData\Roaming\Microsoft\Sticky Notes

Clique com o botão direito do mouse no arquivo StickyNotes.snt e selecione Propriedades

Na aba Versões Anteriores, selecione a data de recuperação desejada e em seguida clique em Restaurar, conforme a figura abaixo:

[ATENÇÃO]

O procedimento abaixo irá restaurar a versão anterior das notas e descartar as atuais!

[ATENÇÃO]

 


Confirme a restauração do arquivo, conforme a figura abaixo:

Clique em Ok para finalizar.

Pronto! Abra o Notas Autoadesivas e verifique que as informações desejadas estão lá!

 

Até o próximo post!

[]’s

115 Comments

  1. Muito bom! Me salvou! Parabéns pelo único blog encontrado na WWW inteira com a solução rápida! Obrigado novamente!

  2. Tarcisio, muito boa dica meu amigo, eu cometi a besteira de deixar algumas infomações importantes em minha nota autoadesiva, vários outros usuários escreveram ser impossível a recuperação e ai aparece você para salvar o dia, muito obrigado mesmo.
    Abraços

    1. Tarcísio, eu tenho o Evernote no meu celular, um Sony Xperia, porém de alguma forma sumiram tds as minhas notas junto com as cópias q eu tinha upado para o One Drive.. Não fiz nenhuma alteração relevante além da instalação do Avast Cleanup e tenho certeza de estar logada nas duas contas (OneDrive e Evernote) e de ter sido feita sincronização e tal.. O que posso fazer para tentar recuperar?

  3. Tarcísio! Eu tinha umas 11 notas com informações importantes que pelo visto minha mãe excluiu! Fiz os procedimentos que vc citou, restaurei e não apareceu nenhuma nota… refiz o procedimento e já não aparece mais nenhuma das opções de notas que apareceram anteriormente.

    O que faço?

    1. Olá Lídia!!

      Essa função de restaurar versões anteriores dos arquivos no Windows 7 funciona da seguinte maneira:

      – O backup de versões é feito através de um recurso chamado Shadow Copy, que geralmente é executado uma vez ao dia.
      – Após restaurar uma versão anterior, a atual é automaticamente descartada.

      Acredito que você possa ter voltado uma versão muito anterior do arquivo do qual estava em branco, e devido a esta restauração perdeu as notas recentes.

      Peço desculpas por não deixar claro este risco durante o post.

      Infelizmente acredito que as anotações foram perdidas =[

  4. Nossaaaaaa obg, teu post me ajudou e muito, pensei que tinha perdido tudo jah!! Parabéns pelo Blog

  5. CARALHO !!!!!!!!!!!!! CARA VC E D+++++++ valeu mesmo eu tinha informaçoes mt importantes nas notas e sem QUERER apaguei e AGORA CONSIGUI recupperar VALEUUUU mesmo……… -,- ><

    1. Olá Frederico!

      Isso pode depender de dois fatores: o espaço em disco disponível para restauração e a configuração do serviço de Restauração do Sistema.
      Segue abaixo informações oficiais da Microsoft:

      “Os pontos de restauração são salvos até o espaço do disco rígido que a Restauração do Sistema reserva ser preenchido. Conforme novos pontos de restauração são criados, os antigos são excluídos. Se você desativar a Proteção do Sistema (o recurso que cria pontos de restauração) em um disco, todos os pontos de restauração serão excluídos desse disco. Quando você ativar a Proteção do Sistema novamente, novos pontos de restauração serão criados.”

      Se você não consegue visualizar os pontos de restauração, muito provavelmente eles não estão disponíveis =/
      Mas em todo caso, segue abaixo links interessantes que poderão ajudá-lo e personalizar sua configuração de restore (inclusive criar pontos manuais de restore) =]

      http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/system-restore-frequently-asked-questions
      http://www.howtogeek.com/?post_type=post&p=56891

    1. Olá Camila!

      Basta entrar no menu Iniciar digitar este ‘caminho’ e pressionar Enter

      Basicamente trata-se de um atalho para as configurações das notas autoadesivas para a sua conta de usuário.
      Você pode também entrar no Windows Explorer, copiar e colar este ‘caminho’ na barra de endereços!

  6. Muitoo bom!! Coração ficou a mil aqui depois que apaguei uma nota importantíssima, mas graças a este post consegui recuperar em menos de 5 segundos. Valeeu pela dica !

  7. Desculpe incomodar, mas eliminei as sticky notes que tinha, algumas com coisas importantes e procedi como você descreveu, mas diz que não existem versões anteriores. Eliminei mesmo há minutos e mesmo sendo recente não aparece nada. Será que tenho que esperar algum tempo ou fazer algo mais?
    Obrigada pela atenção!

    1. Olá Magda!

      Pode ser que este problema esteja relacionada com as configurações de Shadow Copy/ Restauração do Sistema, referentes aos comentários acima do Frederico e da Lídia.
      Em todo caso, poderá encontrar maiores informações nos seguintes links:

      http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/system-restore-frequently-asked-questions
      http://www.howtogeek.com/56891/use-windows-7s-previous-versions-to-go-back-in-time-and-save-your-files/

      E fique à vontade, é para isso que servem os comentários =]

      Boa sorte e abraços!

  8. Cara, você é fod*!
    Fico imensamente grato pelo post!
    Na verdade o meu caso foi diferente, mas pelo caminho deu tudo certo!
    Eu tinha uma única nota autoadesiva que era de extrema importância.
    Meu note deu um pau de uma hora pra outra que estava impossível iniciar o Windows. Nisso coloquei meu Hd em outra máquina para tirar cópia dos dados e inventei de buscar uma solução de conseguir a nota novamente através da Internet, chegando até aqui.
    Minha solução foi pegar o mesmo caminho do meu hd, passando o arquivo .snt para o pc que estava copiando o bkp, substitui pelo que já tinha e felizmente quando iniciei, lá estava a minha tão esperada nota!

    Muito obrigado por esse, muito sucesso!!!

    1. Fico feliz que tenha dado certo!!

      Acho que essas informações eram realmente importantes (eu realmente não iria colocar meu HD em outra máquina para recuperar uma única nota ;p)!!
      Em todo caso, deixo novamente como dica, algumas alternativas que poderão evitar a perda de informações, através de softwares salvam a nota no PC e na web, permitindo que ela seja recuperada e/ou acessada remotamente através da internet.
      Pra quem utiliza o Microsoft Office, recomendo o One Note, mas também temos excelentes soluções gratuitas como o EverNote:

      http://www.rodrigoghedin.com.br/blog/evernote-tutorial
      http://www.evernote.com/

      Abraços e obrigado pelos comments 😀

  9. Muito obrigado cara! Havia dados importantes na notinha e meu pai sem querer apagou 😡 Vou salvar esses dados de agora em diante! Muitíssimo obrigado!

  10. Comigo deu tudo certo até a hora de restaurar, pq ai ele abre um arquivo e eu não sei qual programa usar para abrir corretamente. nos que eu escolhi aparecem somente códigos

  11. Comigo deu tudo certo até a hora de restaurar, porque nenhum programa abre arquivo SNT e eu já tenho o microsoft sticky note, então coloquei na opção buscar programa para abrir e ele não acha o stikynot.exe e tenho um windows 7. me ajuda?!

    1. Opa Carla, vamos lá!

      Primeiramente você não precisa abrir o arquivo (se tentou com o Bloco de Notas, deve realmente ter visto um monte de códigos ;p). É necessário apenas chegar até suas propriedades.

      Vale lembrar que para chegar até este arquivo, você precisa acessar a seguinte pasta:

      %userprofile%\AppData\Roaming\Microsoft\Sticky Notes

      Para isso pressione a tecla ‘Logotipo Windows’ + R, digite toda a linha anterior e clique em OK. Você verá então o arquivo StickNotes!

      Agora clique com o botão direito do mouse no arquivos de notas StyckNotes.snt e em seguida Propriedades. Na aba versões anteriores basta selecionar a versão desejada para restaurar.

      [Dica] Atalhos do Windows: http://support.microsoft.com/kb/126449

      []’s

  12. Tive “quase” o mesmo problema esses dias.
    Quando atualizei do win7 para o win8, não consegui recuperar as notas que tinha no antigo sistema. E eram anotações de grande importância pra mim.
    Talvez se eu tivesse encontrado esse tutorial antes, quem sabe eu pudesse ter recuperado todas as minhas anotações, já que após a atualização permanece uma pasta denominada “windows.old”, onde ficam armazenados todos os arquivos que funcionavam anteriormente.

    O problema é que agora nem tem mais como eu tentar o procedimento já que formatei o note :\…

    Mas já guardo seu post nos meus favoritos pra prevenir outro problema desses 😀
    Obrigado, ótimo blog o/

  13. Caro Tarcísio

    Suas dicas me ajudaram muito! consegui recuperar o conteúdo da minha nota, salvando o arquivo.SNT em outra pasta. Procurei abrir pelo bloco de notas e saiu com vários caracteres sem sentido, mas, no final da página, consegui entender algumas palavras, o que me fez lembrar do que eu havia escrito.
    Como faço para abrir esse arquivo.SNT? tem algum programa apropriado para abrí-lo que me permite ver o texto escrito sem os caracteres especiais??

    1. Olá Cleiton,

      Obrigado pelo feedback 😀
      Sobre abrir os arquivos em formato “.snt” acredito que não encontrará um software específico para este fim, uma vez que ele possui uma determinada codificação de caracteres para abrir com o software de notas autoadesivas do windows.
      Acredito que o mais próximo para realizar esta tarefa é o bloco de notas mesmo, porém com certa filtragem ;p
      Se possível faça o teste e tente abrir este arquivo em outro computador (fechando o notas autoadesivas, renomeando o arquivo “.snt” original da máquina de destino, colocando o arquivo desejado no mesmo local e iniciando novamente o notas auto adesivas).
      Boa sorte 😉

      []s

    1. Olá Diogo,

      Na caixa de pesquisa do Windows 8, procure por sysdm.cpl, e em seguida pressione Enter.
      Serão exibidas as Propriedades do Sistema.
      Acessa a aba System Protection (ou proteção do sistema), selecione o a unidades (ou unidades desejadas) e em seguida clique em Configure (ou configurar).
      Certifique-se que a primeira opção “Turn on system protection” (ou habilitar proteção do sistema) esteja ativada.

      Em todo caso, se você ativar esta opção agora, não será tão fácil recuperar estas notas =/

      []s

  14. muito bom mesmo amigo é de pessoas assim que a net precisa valeu pela dica! mais não consegui salvar nem uma nota, acho que é porque eu faço limpeza nos discos exclui os pontos de restauração mais antigo mais tá valendo abraço e obrigado…

  15. Show de bola kara, o pro pra mim é q eu acho q usei o ccleaner ou alguma coisa do tipo, e nao to mais com versoes anteriores, osso!!!
    vlw pela a dica parceiro, agora eu to sabendo.

  16. Minha salvação foi a seguinte:

    C:\Users\login\AppData\Roaming\stickies , onde LOGIN é o seu LOGIN, há diversos bacKups.

    Que são cópias:
    stickies.ini
    stickies.bak – de algumas horas
    stickies.24h – das últimas 24 horas
    stickies.1wk – da última semana
    stickies.bye
    store.mdb
    images (directory)
    activity.log
    palm.ini

    todos eles abre com o bloco de notas com um texto todo desconfigurado, depois das linhas iniciais, cada parágrafo representa uma nota, e dá pra verificar lá os textos.
    Assim, você pode identificar qual quer restaurar.

    Bom, antes de começar este procedimento indico fazer uma cópia desta pasta.

    O arquivo stickies.ini é das notas atuais.
    Feche aplicativo Stickies…

    Depois abra com o bloco de notas o arquivo com os dados que quer recuperar, selecione tudo e copiei. E abra também o arquivo stickies.ini delete tudo e cole o texto que copiou do arquivo e salve. Pronto, pode abrir o stickies que vai funcionar.

    1. Olá Fabiana!!

      Muito obrigado pelo detalhamento e método alternativo 😀

      Optei por apenas comentar no post algo mais “user-friendly”, mas sem dúvida seu comentário deverá ser útil para quem possa estar com notas corrompidas ou qualquer problema que impeça o restore pela interface, mas que permite a leitura em “modo texto” 😉

      Valeu!!

  17. Não poderia deixar de agradecer,sua ajuda, muitíssimo obrigado, entei no computador de outra pessoa de minimizei tudo, AAAAAAIIIIIII, e agora? voce me ajudou tudo de bom pra voce. consegui resolver em menos de 02 minutos…

  18. eu não sei se você vai poder me ajudar mas o meu computador não tem as notas,então como eu faço para baixar elas por um meio seguro. se possivel

    1. Pode ser que o ponto de restauração não estava ativado no seu sistema ou a nota já havia sido excluída há um bom tempo =[

      Experimente seguir a dica da Fabiana (nos comentários acima), pode ser que encontre o que precisa utilizando este método =]

    1. Olá Fabiane,

      Isso pode depender da versão do windows que está utilizando, ou se o recurso está ou não ativado.
      De qualquer forma, para ativá-lo pressione a tecla “Windows” + R. será aberto o menu executar.
      Digite sysdm.cpl e em seguida pressione Enter.
      Serão exibidas as Propriedades do Sistema.
      Acessa a aba System Protection (ou proteção do sistema), selecione o a unidades (ou unidades desejadas) e em seguida clique em Configure (ou configurar).
      Certifique-se que a primeira opção “Turn on system protection” (ou habilitar proteção do sistema) esteja ativada.

      Se ela estiver desativada, o versionamento dos arquivos não estava sendo feito, o que praticamente pode impedir sua restauração desta forma =[

      Neste caso é provável que consiga com softwares do tipo:

      http://www.krollontrack.com/data-recovery/recovery-software/windows/

      Mas aí são geralmente programas específicos para este fim, com licenciamento e tudo mais (na maioria das vezes utilizados para fins comerciais).

      Espero que tenha ajudado =]

  19. MUITO OBRIGADO!!!!
    ME AJUDOU MUITO MESMO.
    PARABÉNS PELA SUA BOA VONTADE EM QUERER AJUDAR, E DE PESSOAS ASSIM QUE PRECISAMOS HOJEM EM DIA.
    VALEU!!!!!!!!!

  20. Exelente! Mas, minha busca eh … eu estou usando 2 hdd e não consigo acessar as notas adesivas de meu segundo hdd no qual esta também como o mesmo Windows =(

    1. Olá Jorge!

      Por padrão o Sticky Notes vai procurar o arquivo de notas da atual instalação do Windows (geralmente “C:\”), que é o HD que está o sistema operacional em execução.
      No caso do segundo HD, ele deverá estar mapeado como “D:\” (ou qualquer outra letra), o que fará com que o arquivo de notas nesse HD não seja carregado (pelo menos automaticamente).
      Você tem neste caso duas opções:

      – Dar boot (carregar o sistema) através do HD desejado, para que sejam carregadas as notas daquele HD
      – Fechar o Sticky Notes, renomear o atual arquivo de notas para qualquer outro nome, e em seguida copiar o arquivo de notas do segundo HD para mesma pasta onde o atual arquivo de notas foi renomeado,e iniciar o Sticky Notes novamente.

      Em todos o caso, é um processo um tanto chato se necessário com frequência.

      Por esses motivos recomendo novamente a utilização do OneNote ou Evernote (também uso o http://kanbanflow.com -> muito bom)!

      Abraços e boa sorte =]

  21. muito obrigado amigão, acabei de recuperar as minhas notas muito importantes que acabava de perder ajudou-me muito. valeu continue assim

  22. Nossa adorei, mt obg mesmo, quase tive um ataque cardíaco e vc me salvou, muito bom o site, rápido e claro! PARABÉNS 😀

  23. Gente…eu tenho o Windows 8.1
    Aconteceu o seguinte…incluí uma nota e quando fechei apareceu uma mensagem perguntando se queria salvar…eu cliquei em não e selecionei “nao perguntar novamente”…
    Tentei fazer o processo mas não aparece a aba “versões”por esse motivo não consigo executar as orientações do amigo….e agora, comofas? eu não quero outro programa…quero restaurar esse pra aparecer a cx de msg novamente…me ajudem, plase 🙁

  24. Brother minhas sticky notes desapareceram quando atualizei para o windows 8.1 e nao posso usalas mais, sabe como faço para reinstalar???? :/

  25. Boa noite, consegui recuperar algumas notas, mais entre elas estão alguns codigos que as separam e as deixam imcompletas. Como proceder para a recuperação total? Agradeço desde já!

  26. Cara tinha deixado umas anotações importantes e atualizei para windows 10 e reingressei o Usuário no domínio, com sua dica entrei no perfil antigo, i para o novo Usuário o arquivo “StickyNotes.snt” valeu pela dica.

Comments are closed.