Infraestrutura SharePoint

Erro ao provisionar User Profile Sync no SP2013 + SQL2014

Olá Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês a resolução de um problema tecnicamente fácil e simples, mas que pode se tornar extremamente complexo de se resolver (dependendo de alguns fatores), que é o provisionamento do User Profile Synchronization Services em um ambiente SharePoint 2013 com SQL Server 2014.

Basicamente durante um provisionamento do UPS Sync foi possível identificar o seguinte problema:

 

Mas antes de qualquer troubleshooting, qual o real pré-requisito do SharePoint 2013 + SQL Server 2014?

 

Ou seja, antes de mais nada nossa Farm precisa estar na build 15.0.4605.1004 através do Cumulative Update abaixo:

https://support.microsoft.com/en-us/hotfix/kbhotfix?kbnum=2878240

** Importante nota de rodapé **

 

Agora vem o update responsável pela compatibilidade o User Profile Synchronization Service com o SQL 2014:

https://support.microsoft.com/en-us/help/2760265/description-of-the-sharepoint-server-2013-hotfix-package-oserver-x-none.msp-april-8,-2014

Lembrando que este “fix” também faz parte do Cumulative Update abaixo, colocando sua Farm na Build 15.0.4605.1000:

https://support.microsoft.com/en-us/hotfix/kbhotfix?kbnum=2760265

 

Pois bem, agora imagine que você pegou uma instalação pronta do SharePoint, com tecnicamente todos os pré-requisitos e binários já instalados offline (pois a policy de acesso à internet do cliente não permite servidores de aplicação com acesso externo), com farm já “buildada” nos últimos service packs e cumulative updates, com todos os bancos de serviço, configuração e conteúdo em pleno vapor. Porém o User Profile Synchronization Service não inicia de forma alguma. O que fazer?

 

Se voce der uma “googlada” rápida, verá que existem excelentes e excelentes guias, mas também scripts powershell mágicos (cuidado com eles), e claro, uma enxurrada de blogs e threads em fóruns:

Certamente haverão muitos fatores que deverão causar algum problema parecido (ups stuck on starting), se não idêntico até nos logs, porém antes de partirmos para o “rage troubleshooting” colocando a mão na massa freneticamente e tudo mais, que tal investirmos um pouco mais na análise e entendimento do problema?

 

É meus amigos, o diabo mora nos detalhes.. Principalmente em cada palavra da documentação oficial. E o que diz essa tal de documentação?

 

Simples assim:

Sim meus amigos, SIM! Se você não instalar o SQL Server 2008 R2 SP1 Native Client, mas instalar versões posteriores ( SQL Server 2012 Native Client), sua farm SharePoint 2013 poderá até instalar e buildar, porém até o momento seu UPS Sync nunca irá funcionar. Trust me!

Neste caso uma simples instalação do famoso sqlncli.msi em poucos segundos, seguido do start do serviço do UPS Sync resolveu um problema que já estava se arrastando por semanas no cliente.

Parece incrível mas a atenção aos detalhes faz uma total diferença no tempo de execução e qualidade das entregas, na percepção do cliente (interno ou externo), na postura do profissional em determinadas situações, enfim, é uma das “soft skills” mais importantes.

Por isso recomendo a leitura do texto “Ser Muito Rápido Ainda Poderá te Prejudicar” do grande Yuri Diógenes, que tem muito a ver com o tema:

https://www.linkedin.com/pulse/ser-muito-rápido-ainda-poderá-te-prejudicar-yuri

Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado do post e… ops, vocês realmente prestaram atenção aos detalhes??

 

Neste post citamos 2 builds para compatibilidade com o SQL 2014 (uma para o SP2013 e outra para o UPS Sync), mas qual a diferença delas?

15.0.4605.1000:

https://support.microsoft.com/en-us/hotfix/kbhotfix?kbnum=2760265

15.0.4605.1004

https://support.microsoft.com/en-us/hotfix/kbhotfix?kbnum=2878240

 

Elas são iguais ou não? Posso instalar qualquer uma delas?

Sim e não. Sim e talvez não.

Infelizmente não vamos nos alongar ainda mais neste post sobre o assunto de atualizações, mas basicamente temos uma diferença principal de revisão, por isso recomendo que vocês instalem a última delas, o KB2878240 (pois contempla o UBER pack):

 

Leitura recomendada:

SharePoint patching demystified