Eventos

O que voce aprendeu de novo hoje?

Olá Pessoal!

O post de hoje não se trata exatamente de um assunto técnico, está mais para uma reflexão sobre o que você está fazendo para se manter atualizado nos dias de hoje.

Oras, voce pode ser um especialista em seu campo de atuação, pode ter anos de experiência em determinado assunto ou tecnologia… so?

Novas tecnologias e tendencias surgem a todo momento. Bots, blockchain, machine learning, AI são a ‘bola da vez’, e certamente guiarão muitas das novas carreiras para os próximos anos. Se voce nunca ouviu falar de nenhum desses assuntos, mas também está por fora sobre Cloud, Transformação Digital, IOT, DevOps, Big Data, é bom tomar cuidado! Se voce trabalha com tecnologias ‘obsoletas’ e não se preocupa em se atualizar então…

– Mas eu já investi em formação ‘tradicional’ (graduação)

Formação superior tradicional tem sua importância, sem dúvidas! Mas infelizmente ela não acompanha a velocidade da evolução da tecnologia, e claro, aperfeiçoamento contínuo é praticamente um ‘pré-req’ nos dias de hoje, coisa que você não consegue apenas com uma graduação e pronto.

– Não tenho tempo

Aí temos 2 problemas – certamente voce não gerencia muito bem seu tempo, está com o seu ‘procrastination mode’ ativado e tem um belo pretexto para tal.

Não se sinta sozinho! E sim, é possível mudar essa situação (mas só se voce quiser).

– Não tenho dinheiro/ os treinamentos são muito caros

Há alguns anos atrás isso era mais ou menos verdade. Era comum voce fechar algum treinamento (pacote) sobre Asp.Net, C#, Java, ou qualquer tecnologia de sua preferencia nas escolas e centros de treinamento que muita gente já conhece, pagando algo em torno de 1500,00 ~ 2500,00 para treinamentos de 40h.

De qualquer forma é sempre bom lembrar que aperfeiçoamento não é custo, é investimento, e em épocas de vacas magras é bom termos algumas opções adicionais 😀

 

Mas onde quero chegar com tudo isso?

Temos uma necessidade constante de aperfeiçoamento e para quem trabalha com tecnologia não há o que discutir. Da mesma forma temos cada vez mais excelentes plataformas de ensino com preços acessíveis e é justamento isso que gostaria de compartilhar com vocês.

Há algum tempo estava meio distante da área de desenvolvimento, no entanto estou com um contato muito próximo agora. O que fazer?

Procurei por cursos e materiais e encontrei duas grandes plataformas:

 

 

 

 

O Udemy por exemplo é uma excelente plataforma no estilo ‘mercado-livre’ de treinamentos, onde os instrutores preparam e vendem seus materiais em vídeo, com suporte via chat, avaliações, materiais de apoio, etc.

Os cursos (que geralmente estão em promoção, e sempre com desconto para novos alunos) ficam na faixa de 20, 30, 40 reais. Pensa comigo – muitas vezes voce paga mais caro numa pizza do que em um conhecimento que voce pode usar para a vida toda!

Lembre-se: voce pagou o curso e já era, ele é seu ad-eternum!

Outra coisa bem bacana do Udemy é o uso do App (Android | iPhone), que permite voce baixar os videos e assistir quando puder! Poxa, voce já assiste Netflix e vídeos do whatsapp no metro/ onibus/ carro (carona).. Que tal?

E por último, a grande maioria dos cursos já oferece uma ‘degustação’ de alguns módulos:

 

Lembrando que os cursos são avaliados pelos próprios alunos, e é normal voce encontrar cursos em um bom preço, com mais de 20.000 alunos e uma nota aproximada de 4.8 (em uma escala de 0 à 5).

Já o Coursera tem uma pegada diferente. Voce pode fazer o mesmo curso de grandes instituições (se voce não se importa com certificados) gratuitamente. Abaixo por exemplo temos o curso “Using Python to Access Web Data” da University of Michigan, disponível FOR FREE!

https://www.coursera.org/learn/python-network-data

Se preferir acesso completo com todos os recursos, notas, certificados, basta entrar com uma mensalidade de 49 US$. Me parece justo, principalmente se levarmos em conta qualquer modelo ‘tradicional’ de aprendizado.

Estes são apenas alguns exemplos que estou utilizando ultimamente, e tem me ajudado muito no meu dia-a-dia e também na minha carreira. Tenho ouvido bastante sobre o Alura, mas ainda não chegue a utilizá-lo. Certamente deverei atualizar o post falando sobre ele futuramente 😀

 

E por fim, se voce trabalha com tecnologias Microsoft certamente já ouviu falar desses, mas é sempre bom relembrar 🙂

(FREE!! FREE!! FREE!!!!)

Enfim pessoal, acho que é só tudo isso 😉

E para aquele pequeno detalhe, “– não tenho tempo“, recomendo que voces assistam o material abaixo do grande Yuri Diógenes, mais uma vez com suas sábias palavras 🙂

E voce, o que acha sobre o assunto?

Como voce estuda, e o que voce está fazendo para se atualizar? Compartilhe nos comentários!

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Deixe uma resposta