SharePoint

Removendo contas de usuários não utilizadas do seu site SharePoint com Powershell

Olá Pessoal!

Há um bom tempo atrás precisei elaborar um script powershell para “limpar” registros de contas de usuários não utilizadas de uma Farm SharePoint On Premises, que tinha na maior parte dos site collections uma série de informações nos campos “Criado por” e “Modificado por” referentes a estas contas, e que estavam incomodando usuários ativos em casos de busca e filtro de documentos.

Então recentemente resolvi dar uma elaborada nesse script juntamente com alguns steps a mais, que vocês podem conferir logo abaixo 🙂


Download!

Segue abaixo um modelo de utilização:

  • Ao executar o script será solicitado primeiramente o separador de exportação de relatórios (EN-US utilizará “,” e PT-br utilizará “;”)
  • Em seguida será solicitada a confirmação do modelo de execução, contemplando análise ou exclusão de contas automaticamente. Recomendo estritamente que SEMPRE se execute o modo de análise primeiro 🙂
  • Por último podemos escolher o nível em que a análise será executada, contemplando todos os site collections ou apenas um específico. Caso seja específico, basta confirmar a URL

Tanto quanto a análise quanto o modo de exclusão geram um report no final com as ações executadas. O report é gerado no mesmo path do arquivo “.ps1”

Com o report gerado, exclusão autorizada e aplicada, o que acontece com os campos “Criado por” e “Modificado por”??

Sim meus caros! Todos os objetos que referenciam tais contas de usuários removidas passarão a ter essas properties do tipo SPUser preenchidas com a conta de usuário que executou o powershell! Portanto fiquem atentos e happy sharepointing!

Espero que tenha ajudado e até o próximo post 😀

 

Este post reflete apenas a opinião do autor sobre o assunto, e não fornece garantias ou responsabilidade sobre qualquer problema decorrente de sua utilização.