Infraestrutura SharePoint

SharePoint Troubleshooting Series [Part 7]

Olá Pessoal!

Na parte 3 desta série falamos sobre a importância da análise dos logs ULS, configurações possíveis e ferramentas que poderão auxiliá-lo nesta atividade que muitas vezes acaba se tornando um caça-agulhas no palheiro.

Mas e se tivermos que fazer um troubleshooting remotamente? É possível?

E se não tivermos acesso aos servidores/ path dos logs? O admin nos manda o logs de cada server da Farm (podendo chegar a 100, 200, 300, 400+ MB do mais puro “.txt” para *cada* server)?

Como podemos fazer isso de uma forma mais viável??

Simples! Usando o Merge-SPLog file 😀

O Merge-SPLogFile é um cmdlet nativo do SharePoint está presente desde o SharePoint 2010 e vem me auxiliando muito em tarefas de troubleshooting!

 

Primeiramente ele faz uma tarefa importante que é unificar os logs de ambientes de múltiplos servidores, ou seja, se tenho uma farm com 4 WFEs, 2APPs, e 1 server dedicado para search (apenas como exemplo), e quero descobrir em que momento e em quais servidores ocorreu o correlation ID abaixo:

Moleza!

Merge-SPLogFile -Correlation "aqui-vai-meu-correlation-id" -StartTime "2010-9-03 15:30:00" -EndTime "2010-9-03 15:40:00" -Path "c:\temp\path-do-meu-log.log"

 

Mas e se eu preciso obter todos os logs com “level high” de determinado periodo? Easy peasy!

Merge-SPLogFile -Level High -StartTime "2010-9-03 15:30:00" -EndTime "2010-9-03 15:40:00" -Path "c:\temp\path-do-meu-log-high-level.log"

 

Mas e se eu tenho uns dev’s ponta firme que utilizam logs para ações no meu site/ sistema/ portal, e seguem uma padrão de logs, posso utilizar um “find” com range de datas? For sure!!!

Merge-SPLogFile -StartTime "2010-9-03 15:30:00" -EndTime "2010-9-03 15:40:00" -Message "*erro ao processar*" -Path "c:\temp\path-do-meu-log-com-pesquisa.log"

 

Mas e se meus dev’s são ainda mais épicos, e possuem categorias personalizadas de logs e fazem uma instrumentação adequada, so..?

Merge-SPLogFile -Category "Nome da Categoria" -Path "c:\temp\path-do-meu-log-com-pesquisa-de-categoria.log"

 

E o melhor de tudo isso é que além de ‘concatenar’ os logs de todos os server da Farm, voce ainda pode encaminhar um script para seu SP Admin Team e garantir que voce irá apenas as acessar, de forma simplificadas, as informações pertinentes ao troubleshooting que voce está fazendo!

E lembre-se: o cmdlet deve ser executado em um dos servers da Farm com uma conta que tenha acesso aos logs e em todos os servers da Farm. Outro ponto importante é que essa é uma operação de alto uso de recursos dependendo do nível de filtro aplicado, portanto certifique-se de executá-la em períodos adequados ou restringí-la e executá-la em partes (gerando assim mais de um arquivo de log).

Finalizados os arquivos, basta abrir com o ULS Viewer, detalhado na part 3 dessa série 🙂

 

Maiores detalhes e exemplos na documentação oficial:

https://docs.microsoft.com/en-us/powershell/module/sharepoint-server/merge-splogfile?view=sharepoint-ps

 

Espero que tenham gostado e happy troubleshooting 🙂

 

Este post reflete apenas a opinião do autor sobre o assunto, e não fornece garantias ou responsabilidade sobre qualquer problema decorrente de sua utilização.

Deixe uma resposta