Novo golpe para e-mails do Hotmail, Live e Outlook!

Novo golpe para e-mails do Hotmail, Live e Outlook!

2013-08-18 Off Por gambin

Olá Pessoal!

Acabei de receber uma tentativa de roubo de senhas de e-mail e gostaria de compartilhar sobre como identificar e evitar este aborrecimento 😉

Esse é um ‘print’ da mensagem que recebi:

Este é imagem corresponde ao conteúdo recebido por e-mail

 

Ao analisar o link “Recadastrar“, foi possível identificar que ele não redireciona para a tela de login dos emails Microsoft como as seguintes:

O link redireciona para um número de IP:

http://179.185.67.192/

Ao acessar este endereço de IP, o seguinte site é exibido:

golpe03

 

[ATENÇÃO]

 Cuidado!! Não insira seus dados neste site!

[ATENÇÃO]

 

Sim, visualmente falando o site é idêntico!

Porém é possível identificar de forma simples algumas características do golpe:

 

1) http

sem https, as informações enviadas não são protegidas

Os sites seguros sempre utilizam HTTPS (que criptografa e protege sua conexão), e o mesmo acontece com o sistema de autenticação da Microsoft, conforme a imagem abaixo:

com o https. todas as informações são enviadas e recebidas de forma segura

 

 

2) URL

o endereço do site não corresponde a nenhum endereço utilizado pela Microsoft

 A URL de acesso, sempre deverá estar relacionada ao site que está acessando. Neste caso temos apenas o endereço IP do servidor de destino responsável por coletar informações.

Os sites/ serviços da Microsoft geralmente utilizam a url login.live.com para autenticar usuários (junto com o https), conforme a imagem abaixo:

além de utilizar https, este é um dos endereços utilizados pela Microsoft

 

Estas são as principais características a serem analisadas antes de inserir informações de logins e senha em qualquer site.

Sempre desconfie de e-mails que solicitam a troca ou digitação de senha por e-mail. Isto se aplica a redes sociais, internet banking e sites em geral.

 

Se você já inseriu informações neste site (ou qualquer um outro com o mesmo propósito), acesse novamente seu e-mail através de um dos seguintes endereços:

E altere sua senha o mais breve possível. Lembre-se de verificar também o endereço de e-mail alternativo, que poderá receber solicitações de troca de senha.

Se você não acessou este site, também não há problemas em alterar sua senha, afinal é recomendando que alterações de senhas sejam feitas periodicamente 😀

Até a próxima!

[]’s